
Encerrada com sucesso a 1ª Copa CDHU de Futebol: Vamo Q Vamo e Helenense são campeões; torneio reuniu 528 jovens atletas e integra o projeto “Zona Leste Somos Nós”.
O grande objetivo na realização da 1ª Copa CDHU de Futebol foi alcançado: estimular a atividade física e a sociabilidade entre os jovens dos conjuntos habitacionais da Zona Leste, promovendo também a integração entre todos os seus moradores. Após dois meses de jogos, o momento decisivo da competição ocorreu no último sábado, 29, com a realização de duas finais que apontaram os campeões Vamo Q Vamo (masculino) e Helenense (feminino).
O Copa CDHU reuniu 24 equipes integradas por 528 jovens atletas dos conjuntos habitacionais da Companhia e de várias comunidades da região, sendo 16 masculinas e 8 femininas.
Participaram times dos distritos de Artur Alvim, Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaquera, Cangaíba, São Mateus, Iguatemi, Vila Curuçá, Vila Formosa, Lajeado, Itaim Paulista, São Miguel Paulista e José Bonifácio.
A rodada decisiva foi realizada na Arena Raça Ruim, na Vila Matilde. No primeiro jogo se enfrentaram as equipes femininas Cidade Tiradentes e Helenense, com vitória do Helenense por 3 a 1. Na sequência, o desafio foi entre os times masculinos Paulistinha e Vamo Q Vamo. Ganhou o Vamo Q Vamo, pelo placar agregado de 3 a 1 na disputa de pênaltis após empate no tempo normal por 2 a 2.
CAMPANHA DOS TIMES MASCULINOS
Paulistinha – venceu o Paulistano (3×0), Guarani (4×2), Cidade Tiradentes (3×0), 1º de Maio (5×4 nos pênaltis após 1×1 no tempo normal) e novamente o Cidade Tiradentes na semifinal (1×0). Na final, perdeu do Vamo Q Vamo por 2 (1) X 2 (3). Marcou 18 gols e sofreu 10.
Vamo Q Vamo – venceu o Shallon (9×0), Facavi (1×0), empatou com Lapenna (1×1), venceu o Paysandu (2×1) e goleou o Lapenna (5×1) na semifinal. Na final, venceu o Paulistinha por 2 (3) X 2 (1). Fez 22 gols e sofreu 5.
Destaques masculinos:
• Melhor Jogador: Gustavo Alexandre de Lima – Cidade Tiradentes
• Artilheiro: Caíque de Souza Dantas – Vamo Q Vamo
• Melhor Goleiro: João Gabriel Siqueira – Vamo Q Vamo
• Treinador Campeão: Rodrigo – Vamo Q Vamo
• Melhor Treinador: Ronaldo – Paulistinha
• Melhor Torcida: Vamo Q Vamo
CAMPANHA DAS EQUIPES FEMININAS
Cidade Tiradentes – venceu o Botafogo de Guaianases (8×1), o Helenense (4×2), o Pimentas (5×0) e o Cohab JK (3×0). Na final, perdeu do Helenense por 3 a 1. Marcou 21 gols e sofreu 6.
Helenense – venceu o Cohab JK (7×0), perdeu do Tiradentes (2×4), ganhou do Negritude (3×1) e goleou o Botafogo (7×0). Na final, derrotou o Tiradentes por 4 a 2. Marcou 22 gols e sofreu 6.
Destaques femininos:
• Melhor Goleira: Raabe Nazareth de Oliveira da Silva
• Artilheira: Alicia Machado de Oliveira
• Melhor Jogadora: Gabrielle Luiza Mamono
• Melhor Torcida: Cidade Tiradentes
• Melhor Treinador e Treinador Campeão: Eli
No evento de entrega de títulos, Vamo Q Vamo recebeu o Troféu Padre Rosalvino, em referência ao ícone do trabalho social na região, à frente da conhecida Obra Social Dom Bosco. Na categoria feminina, o Helenense recebeu o troféu “Mulheres da Zona Leste”, criado para reconhecer e celebrar a contribuição histórica e social das mulheres da região, em homenagem à historiadora Adriana Lopes.
PROJETO ZONA LESTE SOMOS NÓS – A Copa CDHU de Futebol faz parte do Projeto Zona Leste Somos Nós, iniciado em 2023, com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico da Zona Leste da Capital.
A iniciativa abrange diversas frentes, incluindo educação, saúde, cultura, esporte, lazer, e a valorização de talentos nas comunidades da ZL, além de apoiar o empreendedorismo local. O projeto busca gerar emprego e renda na região, incentivando que os moradores trabalhem e consumam localmente, fortalecendo a economia da regional.
